
Na primeira parte do Momento 3 figura-se a leitura dos mapas conceituais, onde se estabelece orientações sobre a elaboração desta atividade.
Em seguida destaca-se a pesquisa na web onde especifica as normas para a realização de pesquisas na internet e suas implicações.
Sobre a EaD (Educação a Distância) são feitas diversas colocações que procuram demonstrar a importância desta nova modalidade de ensino que oportuniza a todos os interessados em retornar aos estudos novas ferramentas que são capazes de tornar viável a aprendizagem na era da informática através do sistema virtual.
Sobre a construção dos mapas Rubens Alves descreve: “Os mapas, antes de existirem no papel, existem como realidades virtuais, como idéias”. O Autor continua: “A construção de mapas, talvez, seja nosso o primeiro impulso de aprendizagem na vida; eles são criados para marcar os caminhos, as trilhas por onde caminhar no espaço abstrato do mundo”. Rubens Alves finaliza: “Quem não tem mapas e trilhas, fica perdido”.
O Glossário procura nos orientar e esclarecer os significados dos principais termos usados nesta plataforma. Isso nos ajuda a compreender e facilita nossa caminhada nesta nova e desconhecida estrada virtual.
A Construção do Mapa Conceitual é a utilização de uma ferramenta totalmente nova para todos nós. Através de um programa específico essa construção se torna fácil e nos conduz a uma técnica, que até agora, desconhecida, mas de fácil manipulação. A construção do mapa conceitual ficou clara e ao alcance de todos.
A pesquisa na web também é um instrumento que nos deixa a vontade, pois é muito bem orientada, através dos sites apresentados. O Google é nos dias atuais uma das ferramentas de busca mais utilizadas e visitada no mundo inteiro, pois proporciona meios para avaliação das páginas encontradas dando segurança ao usuário.
As dúvidas surgidas durante o momento de estudo são dirimidas por uma equipe de professores e tutores, de forma que nada fica incompleto. É nos momentos das dúvidas que ocorre o maior crescimento individual e coletivo dos alunos, já que todos participam dos fóruns, compartilham as respostas e o conhecimento com todos os demais participantes.
Por fim a última ferramenta do momento 3 é o check list. É o controle total da realização de cada atividade acompanhado da avaliação do desempenho da tarefa, bem como a detecção do grau de dificuldade na realização da atividade proposta. Assim desde o início até o fim de cada módulo existe uma constante avaliação que transforma o aluno num pesquisador por excelência, dando-lhe diversas oportunidades de refazer o seu trabalho, pois após a finalização de cada momento, ainda existe a possibilidade do reenvio de cada tarefa, dando sempre uma nova oportunidade para aqueles que não conseguiram acompanhar o ritmo frenético da virtualidade.
Em seguida destaca-se a pesquisa na web onde especifica as normas para a realização de pesquisas na internet e suas implicações.
Sobre a EaD (Educação a Distância) são feitas diversas colocações que procuram demonstrar a importância desta nova modalidade de ensino que oportuniza a todos os interessados em retornar aos estudos novas ferramentas que são capazes de tornar viável a aprendizagem na era da informática através do sistema virtual.
Sobre a construção dos mapas Rubens Alves descreve: “Os mapas, antes de existirem no papel, existem como realidades virtuais, como idéias”. O Autor continua: “A construção de mapas, talvez, seja nosso o primeiro impulso de aprendizagem na vida; eles são criados para marcar os caminhos, as trilhas por onde caminhar no espaço abstrato do mundo”. Rubens Alves finaliza: “Quem não tem mapas e trilhas, fica perdido”.
O Glossário procura nos orientar e esclarecer os significados dos principais termos usados nesta plataforma. Isso nos ajuda a compreender e facilita nossa caminhada nesta nova e desconhecida estrada virtual.
A Construção do Mapa Conceitual é a utilização de uma ferramenta totalmente nova para todos nós. Através de um programa específico essa construção se torna fácil e nos conduz a uma técnica, que até agora, desconhecida, mas de fácil manipulação. A construção do mapa conceitual ficou clara e ao alcance de todos.
A pesquisa na web também é um instrumento que nos deixa a vontade, pois é muito bem orientada, através dos sites apresentados. O Google é nos dias atuais uma das ferramentas de busca mais utilizadas e visitada no mundo inteiro, pois proporciona meios para avaliação das páginas encontradas dando segurança ao usuário.
As dúvidas surgidas durante o momento de estudo são dirimidas por uma equipe de professores e tutores, de forma que nada fica incompleto. É nos momentos das dúvidas que ocorre o maior crescimento individual e coletivo dos alunos, já que todos participam dos fóruns, compartilham as respostas e o conhecimento com todos os demais participantes.
Por fim a última ferramenta do momento 3 é o check list. É o controle total da realização de cada atividade acompanhado da avaliação do desempenho da tarefa, bem como a detecção do grau de dificuldade na realização da atividade proposta. Assim desde o início até o fim de cada módulo existe uma constante avaliação que transforma o aluno num pesquisador por excelência, dando-lhe diversas oportunidades de refazer o seu trabalho, pois após a finalização de cada momento, ainda existe a possibilidade do reenvio de cada tarefa, dando sempre uma nova oportunidade para aqueles que não conseguiram acompanhar o ritmo frenético da virtualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário